Em Fórum, Fidelis destaca a importância de discutir sustentabilidade na região

Em Fórum, Fidelis destaca a importância de discutir sustentabilidade na região

22 de maio de 2019 0 Por bernonews

Santo André sediou na última segunda, 13, o Fórum ABC da Sustentabilidade. Realizado no Hotel Blue Tree Towers, o evento reuniu ambientalistas, representantes do setor privado e público e estudantes para uma rodada de painéis sobre os caminhos da sustentabilidade e da caminhada do desenvolvimento econômico aliado ao meio ambiente.
Para o idealizador do Fórum, o jornalista Marcos Fidelis, a noite foi construtiva para conhecer o que tem sido feito sobre o tema na região do ABC Paulista. “Daqui saímos com uma nova perspectiva, aliviados em saber que todos estão caminhando pensando no futuro, não há como pensar em um novo boom econômico sem lidar com o verde”.
A Braskem, apoiadora do evento, apresentou, através de seu Diretor de Relações Públicas Flávio Chantre, o Polietileno Verde, ou simplesmente PE Verde, um produto 100% brasileiro, renovável e sustentável, fruto da inovação e da tecnologia da gigante. Feito com etanol da cana-de-açúcar, o processo colabora para redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
Chantre ainda destacou o Aquapolo, um projeto que faz com que 100% do processo industrial No Grande ABC seja de água de reuso, uma iniciativa que coloca a Braskem em destaque como empresa verde. “Temos o compromisso de dar o melhor destino para os resíduos gerados em nosso processo industrial, 50% dos resíduos gerados são tratados em Mauá e Santo André”, afirmou Chantre. Esse último número garante que a geração de resíduos da Braskem seja 3,2 menor que a média da indústria química no Brasil, segundo a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).
O superintendente do SEMASA (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) Almir Cicote usou o Fórum para apresentar o Moeda Verde, iniciativa da Prefeitura de Santo André em conjunto com a autarquia que promove a distribuição de hortaliças em troca de resíduos que poderiam ser descartados incorretamente.
O Moeda Verde tem se destacado por causa da forma como integra uma necessidade urgente da cidade – a ampliação da reciclagem para a redução do volume de resíduos que seguem para o aterro municipal – com uma ação social que beneficia diretamente famílias vulneráveis. “Ao atuar com educação ambiental, o Moeda Verde demonstra na prática os benefícios da reciclagem, quando, por exemplo, ajuda a reduzir o lixo jogado nas ruas por moradores dos núcleos atendidos e a eliminação de pontos viciados de descarte irregular”, destacou Cicote.
A professora e pesquisadora da Universidade de São Caetano do Sul, Marta Marcondes, apresentou o “Projeto Billings: Águas que educam”, para ela, eventos como esse destacam a importância da discussão sobre a situação dos nossos reservatórios. “Nossos índices de qualidade de água do reservatório Billings não estão bons, é necessário um novo olhar, uma nova política sobre as nossas bacias”, afirmou Marta.
Participaram também José Contreras Castilho, que destacou a importância da luta pelo meio ambiente pós redemocratização. E Michal Kalecki, do movimento Acredito, falou dos pilares principais da sustentabilidade, pautando-se no social, econômico e ambiental. O evento foi apoiado pela EcoTV ABC, emissora regional do Grande ABC, Braskem e Blue Tree Towers.