Fundo Social de Solidariedade sorteia os 25 primeiros carros 0 km para entidades

Fundo Social de Solidariedade sorteia os 25 primeiros carros 0 km para entidades

24 de maio de 2019 0 Por bernonews

O Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS) promoveu, na manhã de hoje (23/05), no auditório da Pinacoteca, no Jardim do Mar, o sorteio que contemplou as primeiras 25 entidades com carros adquiridos com recursos angariados junto à iniciativa privada durante a realização do Jantar de Aniversário da Cidade, em 2018. A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, da deputada estadual Carla Morando, da presidente do FSS, Greici Picolo Morselli, dos secretários Adalberto Guazzelli (Cultura e Juventude) e Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico), dos vereadores da base aliada e de representantes de 40 entidades.

Ao todo, 40 instituições, das 50 cadastradas no FSS, participaram do sorteio de 25 veículos. Os carros da marca Renault Kwid zen 1.0 Branco, Zero Km, adquirido junto à Armando Veículos, que apresentou o menor preço no edital de chamamento público. O valor unitário do veículo é de R$ 34.694,00 e o valor das despesas da documentação e emplacamento é de R$ 1.506,00. No segundo semestre, após o Jantar de Aniversário da Cidade de 2019, serão entregues mais 25 carros. Poderão participar, inclusive, as entidades que não se habilitaram para este sorteio, desde que cumpram os critérios legais.

“Resolvemos simplificar a forma de repassar os recursos às entidades. Durante conversas com muitos dirigentes, ouvi relatos de dificuldades de locomoção, tanto para retirar doações como para transportar assistidos para consultas médicas, terapias, ou ainda para visitas de funcionários às pessoas atendidas. Entendemos que, desta maneira, conseguiremos apoiar ainda mais as instituições que fazem um trabalho bem feito, chegando aonde a Prefeitura não alcança”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

A deputada estadual Carla Morando, ex-presidente do FSS e idealizadora do Jantar de Aniversário da Cidade, bem como do repasse dos recursos arrecadados às instituições, não escondeu a alegria em ver uma boa ideia se tornando realidade. “Ao assumir o Fundo Social, quis fazer algo robusto para arrecadar montante que, de fato, pudesse atender as necessidades das entidades. E sabemos que são tantas ações precisando de apoio… Esperamos que estes veículos possam levar mais dinamismo às atividades de todas as instituições”, disse a parlamentar.

A Associação Beneficente Cantinho da Meimei foi uma das entidades contempladas neste sorteio. A coordenadora e assistente social, Irany Dionísio, 50 anos, afirmou que o veículo virá em boa hora. “Contamos apenas uma Kombi para fazer todo o tipo de transporte. Com um veículo menor, poderemos direcionar a Kombi apenas para o recolhimento de doações, enquanto utilizaremos o carro para levar as crianças ao médico, entre outros”, afirmou.

REPASSE – O montante para a compra do automóvel será feito para a entidade depois do sorteio e da apresentação dos documentos exigidos por lei. O carro não poderá ser alienado por até cinco anos, após a data de assinatura do Termo de Colaboração. Depois deste período, os veículos serão doados definitivamente para as entidades. Os custos de abastecimento, manutenção e seguro do veículo serão de responsabilidade das instituições beneficiadas. Os carros terão identificação visual para que toda a sociedade civil possa fiscalizar o uso para fins das atividades das entidades.

Confira as instituições contempladas no primeiro sorteio: Abasc (Associação Brasileira de Ação Social), Aldeias Infantis SOS Brasil, Abas (Associação Belenzinho de Assistência Social), Associação Beneficente Cantinho da Meimei, Associação Beneficente Shekinah, Associação Metodista de Ação Social de São Bernardo, Associação Santo Inácio para Integração do Trabalhador Especial (ASIITE), Associação São Luiz, Comunidade de Amparo Social Asilar, Camp, Casa São Vicente de Paulo, Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade, Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância, Congregação de São João Batista, Criança Vida Nova, Fraterno Associação Assistencial, Grupo Assistencial Boracéia, Instituição Assistencial Meimei, Instituto Nacional de Assistência Integral (INAI), Lar da Criança Emmanuel, Lar da Mamãe Clory, Lar Maria Amélia Associação Assistencial, Ministério de Ação Social da Igreja Manancial “Projeto Manancial”, Obras Sociais São Pedro Apóstolo e Organização Skate Solidário.