Principais vítimas do trânsito, motociclistas são alvo de ação educativa no Rudge

Principais vítimas do trânsito, motociclistas são alvo de ação educativa no Rudge

3 de junho de 2019 0 Por bernonews

Principais vítimas do trânsito, os motociclistas de São Bernardo foram alvo na manhã desta sexta-feira (31/05) de ação de conscientização e orientação sobre postura no trânsito e maneiras para se evitar acidentes fatais. A blitz educativa foi realizada na Praça São João Batista, na Avenida Dr. Rudge Ramos, importante via que conecta as cidades de Santo André e São Paulo e que apresenta grande fluxo de veículos diariamente. Dados do Departamento de Trânsito da cidade mostram que os motoristas de moto representaram 100% dos óbitos no trânsito em fevereiro deste ano.

Em todo o ano de 2018, os motociclistas foram 28% das vítimas fatais envolvidas em acidentes. Realizada em parceria com a Yamaha, a iniciativa buscou alertar os motociclistas sobre a importância de se posicionar de maneira correta no trânsito, por meio de simulação de uma moto situada no chamado “ponto cego” de outros veículos, além de ressaltar a importância do uso de instrumentos de segurança, como capacete e uso de faróis acesos, mesmo durante o dia, entre outros.

Para isso, cinco agentes de trânsito estiveram a postos para abordar e conversar com os motociclistas, das 9h às 13h, com apoio de equipes técnicas da concessionária Yamaha de São Bernardo, que aferiram as condições de uso de cada um dos veículos abordados. Cerca de 150 condutores foram impactados pela ação. “É uma iniciativa maravilhosa. Não fazia idéia de que a moto podia ficar tão escondida para outros carros. É uma precaução a mais que vamos ter a partir de agora”, disse o enfermeiro e motociclista, André Gomes da Silva, de 42 anos.

A atividade integra as ações do Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Além da blitz, agentes da divisão de educação no trânsito também realizaram ao longo do mês diversas ações de orientação junto a empresas de transporte, envolvendo cerca de mil trabalhadores, além de atividades junto às crianças por meio do Centro de Reflexão no Trânsito (CTR).

“Os motociclistas, infelizmente, lideram os índices de acidentes, o que gera despesa, tempo de recuperação do fluxo e outros problemas. Por isso, estamos aqui hoje focando neste público em nossas ações de conscientização”, informou o agente de educação no trânsito da Prefeitura, Osvaldo de Souza Correa.