Prefeito Orlando Morando entrega Viaduto da Praça dos Bombeiros no Jardim Irajá

Prefeito Orlando Morando entrega Viaduto da Praça dos Bombeiros no Jardim Irajá

2 de setembro de 2019 0 Por bernonews

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na manhã deste domingo (01/09) mais uma importante obra de mobilidade urbana na cidade: o Viaduto da Praça dos Bombeiros, que conecta as avenidas Rotary e Luiz Pequini e integra os projetos dos futuros corredores Leste-Oeste e Rotary. A liberação do elevado traz ganho imediato na fluidez dos veículos que circulam diariamente na Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá, eliminando a necessidade do uso da rotatória e garantindo uma redução de 5 a 10 minutos no tempo de viagem na região.

Batizado de José Gomes da Silva – em homenagem ao líder de bairro, que conquistou uma série de melhorias na região, por meio de seu trabalho social – o equipamento viário recebeu investimento de R$ 81,5 milhões, com recursos da Confederação Andina de Fomento (CAF) e contrapartida municipal. O viaduto vai beneficiar de forma direta os moradores dos bairros Centro, Ferrazópolis, Vila São Pedro, Jardim Irajá, Vila São José. Jardim Regina e Parque São Bernardo.

“Os comerciantes do entorno foram duramente penalizados pelo abandono desta obra. Aqui pegamos praticamente do zero, apenas com o projeto e algumas vigas instaladas e conseguimos dar sequência após captação de recursos. Começamos a obra em 2018 e em menos de dois anos, estamos entregando mais uma etapa de novo modelo de mobilidade urbana em implantação na cidade”, destacou o chefe do Executivo.

A ponte tem extensão de 330 metros e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista. O viário é atualmente o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do País. São 93 metros de estrutura rodoviária sem qualquer coluna de sustentação, em projeto arquitetônico inovador. Além da construção do viaduto, a obra também envolveu melhorias no entorno, como execução de caixa de pavimento, guias e sarjetas e sistema de drenagem.

“Esta é uma obra que vinha causando grande transtorno para a população, mas depois de muito trabalho e esforço, chegou a hora de entregá-la. É o cumprimento de uma obrigação que assumimos”, completou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. Ao todo, 150 trabalhadores participaram da construção. Durante a obra, foram utilizados 12.800 m³ de concreto para estruturas de fundações, pilares e vigas.

Foto: Gabriel Inamine