Orlando Morando anuncia pagamento de progressões a educadores

Orlando Morando anuncia pagamento de progressões a educadores

5 de fevereiro de 2020 0 Por bernonews

Medida vai beneficiar mais de 1,4 mil funcionários, entre professores, diretores, orientadores e outros, por meio de um investimento de R$ 23 milhões

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou na última sexta-feira (31/01) a retomada do pagamento das progressões horizontais e verticais aos profissionais da Educação do município, incluindo as remunerações retroativas. A medida vai beneficiar mais de 1,4 mil funcionários, entre professores, diretores, vice-diretores, coordenadores, orientadores pedagógicos, assistentes sociais, auxiliares em educação, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, por meio de um investimento total de R$ 23 milhões. O incremento salarial passa a valer em fevereiro deste ano.

A notícia foi confirmada durante visita do chefe do Executivo à Emeb Aldino Pinotti, localizada no bairro Baeta Neves. “Este é um direito que estes profissionais adquiriram ao buscar qualificação e aprimoramento de suas habilidades como educadores. Graças ao nosso planejamento financeiro este benefício está sendo colocado em prática, garantindo um estímulo a mais neste ano letivo que se inicia e a qualidade de ensino aos nossos alunos”, destacou Morando. O anúncio também contou com presença da secretária de Educação, Silvia Donnini, e parte dos funcionários contemplados pela iniciativa.

A relação completa dos profissionais contemplados pela medida será publicada no jornal Notícias do Município (NM) desta sexta-feira (07/02). De acordo com o prefeito, a concessão do benefício só foi possível após a conclusão da programação orçamentária para 2020, precedida por um forte ajuste nas contas públicas da Administração, com corte de uma série de excessos, como carros oficiais e celulares corporativos, corte de cargos comissionados, entre outros.

PROGRESSÃO – Nos cargos do magistério, a progressão vertical acontece mediante a apresentação de títulos de pós-graduação, podendo acarretar na elevação de até 25% no salário do profissional. Já a progressão horizontal leva em conta o tempo de trabalho do servidor e os cursos de formação profissional. Cada funcionário tem o direito a uma progressão horizontal a cada três anos.

OUTROS INVESTIMENTOS – Em abril de 2019, a Prefeitura também deu início a mais uma ação de valorização dos professores, por meio de inédita parceria com a Associação Bell’Italia, que promoveu o aprimoramento dos conhecimentos da língua italiana entre os educadores de São Bernardo. Além de formar e capacitar docentes do município, a ação tem permitindo ainda que os profissionais levem a 2.194 alunos, de sete EMEBs da cidade, aulas do idioma, por meio do Programa Educar Mais. Com duração de 1 ano, o curso tem em sua grade curricular aulas de alfabeto, verbos e linguagem social, somando uma carga horária total de 180 horas.

Foto: Gabriel Inamine