São Bernardo estrutura com a Amazon à capacitação de profissionais para T.I

São Bernardo estrutura com a Amazon à capacitação de profissionais para T.I

6 de março de 2020 0 Por bernonews

A iniciativa proporcionará novas oportunidades de negócios, evolução no âmbito acadêmico, além da digitalização da Administração Municipal

Questões comuns ao dia a dia foram gatilhos para que a Tecnologia da Informação, como já é conhecida, derrubassem novas fronteiras e, agora, ampliem as conexões e potencialize os diferenciais entre empresas, clientes, fornecedores, instituições acadêmicas e até mesmo organizações públicas, como é o caso do município de São Bernardo que já se organiza para tornar seus processos 100% digitais. Contudo, a Administração da cidade foi além ao fechar parceria com a multinacional Amazon Web Services (AWS), unidade de inteligência e serviços destinados ao armazenamento e soluções em Nuvem, que, de quebra, tornará possível formar novos profissionais aptos a essa plataforma, certificados com a assinatura da companhia.

No mês passado, o prefeito Orlando Morando firmou o acordo de cooperação técnica com a empresa e nesta quarta-feira (04/03) mais um passo foi firmado para a estruturação desta plataforma.

Especialistas da AWS e profissionais desta gestão da cidade iniciaram o diálogo para determinar a agenda de cursos e preparação de novos professores à plataforma, envolvendo instituições e empresas instaladas em São Bernardo.

“Conduzimos essa gestão focada em agilidade nos processos, prioridade às demandas da população, além da tomada de decisões que transfira inovação, conhecimento e mais benefícios à população, como um todo. A implantação dos sistemas da AWS reflete esse compromisso, mas nos traz um bônus: uma oportunidade única aos profissionais mesmo fora do setor de T.I poder agregar novos valores e práticas às suas funções”, reforça o chefe do Executivo.

NÚMEROS – Atualmente, há cerca de 60 mil vagas de trabalho em aberto, com ausência de profissionais aptos para operar em sistemas da AWS, plataforma virtual presente em mais de 200 países e já traduzida para 14 idiomas, incluindo o português.

De acordo com Charles Telles, gerente desse setor na AWS, o engajamento é peça-chave para o aluno ir além. “Não é só absorver o conteúdo e se sair bem na prova. Estar apto aos novos desafios desse mercado significa o hábito de criar novas perguntas e gerir novas soluções entorno disso”, explica.

DIDÁTICA – A plataforma de ensino da AWS que, nos próximos meses, será compartilhada entre as organizações de ensino, é 100% virtual, tornando a aprendizagem mais prática e independente. Cada aluno, uma vez cadastrado em instituição credenciada, tem acesso e login individual, mas tem seu processo monitorado por professor dessa base. Ao fim de cada curso escolhido, ocorrem provas certificatórias, em processo orientado por parceiro da AWS.

“Em prazo médio, certamente, teremos estruturado novas possibilidades ao mercado de trabalho em São Bernardo, propiciaremos uma nova realidade à Comunicação e, ainda, beneficiaremos uma excelência em conteúdo e prática”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami.

Foto: Omar Matsumoto