Ecoponto ao lado de escola municipal causa indignação

Ecoponto ao lado de escola municipal causa indignação

19 de março de 2020 0 Por bernonews

Vizinhos reclamam que caçambas foram colocadas ao lado de Emeb e temem danos à saúde

A instalação de um ecoponto – usado para coleta de itens de grande porte, resíduos da construção civil ou recicláveis, como móveis e materiais de construção – causou indignação nos moradores do Demarchi, em São Bernardo. Vizinhos reclamam que as caçambas foram colocadas bem ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Teotônio Vilela e eles temem que isso possa causar danos para a saúde das crianças que frequentam a unidade educacional.

A manicure Thais Angelica de Souza, 30 anos, relatou a presença de animais no local. “Quando vamos levar o lixo (no ecoponto) tem rato, tem bicho e é bem fedido”, constata.

Para os moradores, a região que será ocupada pelo ponto de coleta deveria receber equipamentos de lazer voltados para as crianças, como sugere o poceiro Elias Pereira, 56. “Lixão do lado de escola? Nunca vi. Não é isso que a gente quer. A gente quer algo melhor, que dê lazer, mas não um lixão do lado da escola”.

Quem passa pelo local nota que, apesar da transferência ainda não ter acontecido oficialmente, já há concentração de lixo no muro da escola, que não está em funcionamento graças à paralisação em virtude da disseminação do novo coronavírus.

A Prefeitura justificou, em nota, que o ecoponto foi transferido provisoriamente para a lateral da escola enquanto o seu local definitivo, no mesmo bairro, não fica pronto. Depois, o espaço abrigará um parque. Ainda segundo o Executivo, a mudança foi embasada por estudo de impacto, de forma a não trazer prejuízo aos usuários do serviço de coleta da região.


Por Matheus Moreira – DGABC