COVID-19: São Bernardo oferta auxílio psicológico aos profissionais de Saúde

COVID-19: São Bernardo oferta auxílio psicológico aos profissionais de Saúde

14 de abril de 2020 1 Por bernonews

Projeto intitulado “Cuidando de quem Cuida” está sendo realizado por profissionais da rede de Saúde Mental, após treinamento de serviço de escuta;atendimentos serão realizados por telefone

Para oferecer apoio e estabilidade emocional neste momento de pandemia de COVID-19, por toda a pressão e responsabilidade que os profissionais da Saúde estão enfrentando, a Prefeitura de São Bernardo passou a ofertar, a partir desta segunda-feira (13/04), auxilio psicológico, por meio do projeto “Cuidando de quem Cuida”.

Uma equipe de 25 profissionais dos serviços da Atenção Especializada e Hospitalar foi treinada e direcionada, exclusivamente, para este novo serviço de escuta. O funcionário da Saúde que precisar do atendimento preencherá um cadastro, via e-mail, e receberá a ligação de um dos psicólogos.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o objetivo é diminuir o impacto psicológico dos funcionários do sistema de Saúde do município e identificar sintomas de possíveis transtornos mentais.

“Acredito que esta medida vai diminuir os afastamentos de profissionais por motivos diversos, inclusive de Saúde Mental como a ansiedade, o medo e a incerteza, causados neste momento de pandemia de COVID-19”, explicou o secretário de Saúde.

O serviço prevê que cada profissional da saúde tenha direito a quatro atendimento junto à equipe especializada, sendo no máximo dois atendimentos por semana, respeitando a demanda de toda a rede. “Este trabalho vai ser importante para compreender as percepções distorcidas de risco baseadas em reações de medo, da pressão da nova rotina imposta pelo coronavírus, entre outros aspectos. Principalmente, porque aquilo que não falamos pode virar um sintoma”, complementou a coordenadora da rede de Saúde Mental, Dra. Cíntia Périco, que também estará à frente deste projeto.

APOIO PSICOLÓGICO PARA A POPULAÇÃO – Para a população, que enfrenta o desafio do isolamento social e pode, como consequência deste distanciamento, desenvolver sintomas de depressão, estresse, entre outros quadros que necessitem de ajuda de um profissional de Saúde Mental, o município dispõe de nove Centros de Atenção Psicossocial: Caps III Alvarenga, Caps III Álcool e Drogas Alvarenga, Caps III Álcool e Drogas Centro, Caps III Álcool e Drogas Infanto-juvenil, Caps III Centro, Caps III Silvina, Caps Infantil, o Caps III Rudge Ramos e o Caps II Farina e todos estão funcionamento normalmente, exceto as terapias em grupo.


Foto: Gabriel Inamine