URGENTE: Sergio Moro anuncia que deixa Ministério da Justiça e Segurança Pública

URGENTE: Sergio Moro anuncia que deixa Ministério da Justiça e Segurança Pública

24 de abril de 2020 0 Por bernonews

O ex-ministro anunciou sua decisão a pouco, através de uma entrevista coletiva. A decisão foi tomada devido ao atual presidente, Jair Bolsonaro, exonerar Valeixo do comando da Polícia Federal sem consentimento dele. Na coletiva, Moro também frisou que os nomes na PF devem ser escolhidos sem interferência política.
“O grande problema não é quem entra, mas por que entra” – pontuou.

Sergio Moro fez diversas explanações sobre seu trabalho como juiz Federal, antes de anunciar a saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também disse que lhe foi dada carta branca por Bolsonaro em Outubro de 2019 para atuar na posição que lhe foi oferecida, o que, teoricamente, não aconteceu.

“Não haveria quebra na carta branca que me foi prometida. Isso não aconteceu. Esse problema traz falta de credibilidade, não só a mim, mas ao governo” – explanou Moro

O ex-ministro salientou diversas ações do ministério enquanto esteve no comando, também pontou diversos projetos que não foram aprovados em sua totalidade, mas disse que o trabalho foi muito significativo, em sua opinião.

A troca era desejo antigo de Bolsonaro, pelo menos desde agosto do ano passado. Na época, Moro e outros integrantes do governo conseguiram convencer o presidente a manter o diretor-geral da PF.

A exoneração de Valeixo, no diário, aparece assinada por Moro e Bolsonaro. Mas, segundo fontes ligadas ao ministro, o nome dele aparece por formalidade, pois ele foi surpreendido com a exoneração.
“Foi feita de madrugada, não assinei esse decreto” – complementou.

Por Antonio Ribeiro