Indignado: Orlando Morando sobre SBC ficar em zona vermelha na flexibilização; Prefeito diz que irá ao MP

Indignado: Orlando Morando sobre SBC ficar em zona vermelha na flexibilização; Prefeito diz que irá ao MP

28 de maio de 2020 0 Por bernonews

“Se é para tirar a capital da Região Metropolitana, tem de tirar também São Bernardo – o meu número de leitos é muito maior que em São Paulo.”

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, falou que buscará o Ministério Público para garantir que o município possa realizar a flexibilização da quarentena, em base no número de leitos dedicados exclusivamente ao tratamento do Coronavírus. De acordo com o plano de flexibilização do governo do estado de São Paulo, anunciado na tarde de ontem (27), a região da Grande São Paulo está na fase 1 do projeto, a mais restritiva de todas, até 15 de junho, com exceção da capital.

“A Região Metropolitana têm 39 cidades incluindo a capital, administrada por uma diretoria regional de saúde. Se você pegar o número de leitos para covid-19 das 39 cidades e dividir pelo número de habitantes, todos ficam em um índice vermelho (de alerta máximo)”, afirmou Morando ao Estadão.

Ele afirma ainda que os consumidores vão ter a opção de frequentar o comércio paulistano, mas não o de sua cidade. O prefeito defende que ou todas as cidades da região sejam consideradas na faixa vermelha, ou que todos se separem de vez. “Por que aí não estão ouvindo a ciência”, argumentou. “Se é para ouvir a ciência, não é para liberar ninguém da Região Metropolitana”, defendeu.

“Eu provo com números. Vamos procurar o Ministério Público. Se o go­verno quiser vou negociar com ele, mas não vou ver as coisas calado. Vou procurar o Ministério Público e esclarecer que em capacidade de internação e de ocupação estamos muito melhores. Aliado não é alienado”, concluiu.