São Bernardo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 30 de junho

São Bernardo prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 30 de junho

4 de junho de 2020 0 Por bernonews

Última fase de imunização é voltada a pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade

A Prefeitura de São Bernardo prorrogou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza até 30 de junho, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Esta última fase da vacinação, que terminaria nesta sexta-feira (05/06), é voltada a pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A aplicação das doses é realizada nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Durante a etapa final de imunização contra a gripe, moradores que são público-alvo das demais fases e que porventura ainda não tenham se vacinado também poderão procurar uma UBS para receber a dose, que protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Integram estes grupos idosos e profissionais da Saúde e da Segurança, os munícipes com doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.

Embora não proteja contra o Coronavírus, a imunização contra a Influenza é fundamental na exclusão do diagnóstico da Covid-19, tendo em vista que os sintomas são parecidos. “A proteção contra a gripe evita que pessoas do grupo de risco fiquem doentes e precisem se expor procurando atendimento neste momento de pandemia”, explica o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

BALANÇO – Desde 23/03, data em que começou a primeira fase da campanha nacional de vacinação, a Prefeitura de São Bernardo vacinou 151 mil moradores pertencentes aos grupos prioritários, índice de 73% de alcance. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% e já foi atingida entre os idosos, profissionais da Saúde e indígenas, cuja população foi 100% imunizada.

SERVIÇO – Para receber a proteção, basta procurar uma das 34 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e apresentar carteira de identificação e histórico de vacinação. Trabalhadores da Saúde e Segurança da rede privada devem portar documento comprovatório de atuação. No caso dos doentes crônicos, é preciso levar relatório ou receita médica. Já os professores devem apresentar crachá funcional que comprove vínculo com alguma instituição de ensino.
O endereço das UBSs pode ser consultado no endereço eletrônico https://www.saobernardo.sp.gov.br/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.