São Bernardo reforça a importância da reciclagem no Dia Mundial do Meio Ambiente

São Bernardo reforça a importância da reciclagem no Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2020 0 Por bernonews

Campanha Eco Óleo completa um ano de existência e passa a fazer coleta residencial em virtude da pandemia do coronavírus

Há um ano (05/06), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Bernardo lançou, em parceria com o Instituto Triângulo, a Campanha Eco Óleo. O intuito era incentivar os alunos das redes municipal e estadual de ensino a ampliar a arrecadação de óleo de cozinha usado. A ação foi abraçada pela sociedade civil e permitiu que o município se tornasse o recordista em arrecadação deste resíduo, em um mês, com 50.501,88 litros. A marca foi reconhecida pelo Guinness World Records em março deste ano, quando o prefeito Orlando Morando foi receber a certificação em Miami (EUA).

Com a pandemia de coronavírus, a cidade mudou a estratégia de arrecadação que antes era feita em escolas e entidades assistenciais para coleta residencial. “A prioridade da Prefeitura de São Bernardo é combater a Covid-19 e salvar vidas. Mas não podemos nos esquecer de nossa missão de proteger o Meio Ambiente. Por causa da pandemia, tivemos de mudar a estratégia de arrecadação. Com o isolamento social, nos reinventamos. Agora, a coleta é feita em casa”, explicou o chefe do Executivo.

Para aderir, o morador tem de juntar, no mínimo, 10 litros de óleo de cozinha usado. O resíduo será trocado por 10 pedras de sabão, feitas com o resíduo. Isso foi exatamente o que fez o comerciante Rafael Barros e sua esposa Maria. Eles juntaram 32 litros de óleo de cozinha usado. “Essa ação é muito importante para a preservação do Meio Ambiente, especialmente, da nossa Represa Billings”, afirmou o morador do bairro Paulicéia.

O presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, ressaltou a relevância da continuidade da campanha e pede maior engajamento da população. “Em maio de 2019, arrecadamos 16 mil quilos de resíduo. Por causa da pandemia do coronavírus, recebemos 7,8 mil quilos”, disse. Para participar, é só ligar para o telefone (11) 4428-2812 ou enviar mensagem pelo número (11) 9-8327-9221, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A cada litro doado, o morador recebe 1 pedra de sabão.

PROTEÇÃO AMBIENTAL – Em 2019, a cidade coletou, no total, 212.631,4 quilos de resíduo, preservando 5.815.946 m³ de água. Com isso, deixou de contaminar 2.326 piscinas olímpicas (50 m) e é como se 8.402 veículos populares deixassem de liberar monóxido de carbono (CO²) por um mês. Foram distribuídas cerca de 150 mil unidades de pedras de sabão. Esta ação atende às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.


Foto: Gabriel Inamine