OMS diz que transmissão de Covid-19 por assintomáticos parece ser rara, mas fala é criticada por pesquisadores

OMS diz que transmissão de Covid-19 por assintomáticos parece ser rara, mas fala é criticada por pesquisadores

9 de junho de 2020 0 Por bernonews

Líder técnica da entidade, Maria van Kerkhove foi a rede social após receber críticas e ressaltou que há diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos, que são as pessoas que vão desenvolver algum sintoma da doença. OMS fez esclarecimento um dia após fala.

A chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”. A fala no entanto, foi alvo de críticas de pesquisadores (leia mais abaixo), o que levou Maria a, horas depois, fazer ressalva sobre a diferença entre os assintomáticos e os pré-sintomáticos, pessoas já infectadas que vão desenvolver algum sintoma da doença.

(ATUALIZAÇÃO: Um dia após a declaração de Maria van Kerkhove, a OMS fez um esclarecimento e afirmou que “transmissão por casos assintomáticos está ocorrendo, a questão é saber quanto”].

Ao falar de transmissão aparentemente “rara” dos assintomáticos, Maria argumentava que a contenção da transmissão da Covid-19 pode ser mais rápida com a localização e o isolamento dos casos sintomáticos. Ao analisar o tema, Maria citava países com grande capacidade de testagem e rastreio.

A representante da OMS também ponderou que, em alguns casos, quando uma segunda análise dos supostos casos assintomáticas é feita, descobre-se que os pacientes tiveram, na verdade, leves sintomas da infecção.


Com informações do G1