Moradores protestam em área onde será construído supermercado em São Bernardo

Moradores protestam em área onde será construído supermercado em São Bernardo

27 de junho de 2020 0 Por bernonews

Entre as críticas da construção em terreno da região central estão o corte de ínumeras árvores e favorecimento do Grupo Bem Barato para aquisição da área

O frio e chuva não tiraram dos moradores de condomínios próximo de onde será construído o supermercado Bem Barato, na região central de São Bernardo, a vontade de lutar pelo meio ambiente. Dezenas deles estão de mãos dadas, neste momento, em protesto contra o empreendimento, cuja obra teve início há duas semanas. Entre as críticas do uso das áreas que pertenciam à falida Fiação e Tecelagem Tognato estão o corte de árvores e o suposto favorecimento na aquisição do terreno pelo grupo.

O Grupo Bem Barato adquiriu esse trecho em julho de 2019, por leilão, pagando R$ 42,1 milhões, por uma de suas empresas – a Faias Paiva Administração e Participações S/A. A negociação é envolta de polêmica. O governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) nega irregularidades.

O terreno foi transferido para a Prefeitura na segunda metade dos anos 2000 como forma de pagamento de dívidas tributárias que a Tognato tinha com a administração municipal. A empresa foi fundada em 1908, em Santo André, e se transferiu para São Bernardo nos anos 1940 – foi fundada por Giacinto Tognato (1881-1967), que dá nome a uma rua no bairro Baeta Neves, próximo de onde será o futuro supermercado. A firma se agigantou nos anos seguintes, mas não conseguiu superar crise no fim da década de 1990 e fechou as portas em 2005.


Com informações do DGABC