PSTU oficializa a pré-candidatura de Cláudio Donizete à Prefeitura de São Bernardo do Campo

PSTU oficializa a pré-candidatura de Cláudio Donizete à Prefeitura de São Bernardo do Campo

14 de setembro de 2020 0 Por bernonews

O PSTU oficializou neste sábado (12) a pré-candidatura de Cláudio Donizete à Prefeitura de São Bernardo do Campo, em evento realizado durante a tarde deste sábado (12), com transmissão ao vivo nas redes sociais.

Ao lado de Cláudio Donizete, como convidado a vice-prefeito, foi aprovado o nome do Professor Fernando. A convenção do partido também aprovou o nome de Dra Eliana Ferreira como pré-candidata a vereadora. A chapa busca apresentar uma alternativa operária e socialista para São Bernardo do Campo.

“O sistema capitalista vive um grau máximo de degeneração. A pobreza aumentou enquanto a riqueza se concentra na mão de poucos multimilionários. Essa é a natureza do sistema capitalista, ela produz e se desenvolve com a necessidade de garantir o lucro do grande empresariado, em detrimento das necessidades humanas da classe trabalhadora”, disse Cláudio no ato de lançamento das pré-candidaturas. De acordo com ele, o governo do PSTU vai ser feito por meio de conselhos populares e tem como seu slogan a defesa do emprego, da renda, do salário e da vida.

Dentre as propostas da candidatura do PSTU, estão a suspensão do pagamento da dívida do município, o fim da isenção de impostos de grandes empresas, a suspensão, por dez anos, das remessas de lucro de empresas para seus países de origem, a redução da jornada de trabalho e a reestatização de empresas públicas que foram privatizadas.

Trajetória

Cláudio nasceu e mora na cidade há 47 anos. Foi Metalúrgico na empresa Kostal por mais de 22 anos e Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por dois mandatos, sempre pela oposição. Atualmente mora no bairro Ferrazópolis, é casado e pai de três filhas. Sua trajetória é marcada pela defesa dos interesses da classe trabalhadora na oposição à atual gestão da prefeitura e de todos aqueles que têm a conciliação de classe como forma de governo na cidade. Inclusive na luta contra o desemprego, precarização das condições de trabalho e desindustrialização da região. Estende essas lutas também contra todas as formas de opressão e violência às mulheres, negros e LGBT’s, particularmente contra o racismo que avança na marginalização e genocídio de nossa juventude.

Seu vice é Fernando de Souza, professor da rede pública e incansável lutador pelo direito ao ensino de qualidade da juventude nas periferias. Fernando é casado, pai de 4 filhos, avô de 3 netas, tem 66 anos de idade, mora no Jardim Irajá. Professor de História, aposentado da rede estadual de ensino e titular de cargo na rede municipal de educação na prefeitura de São Paulo, atualmente leciona na EMEF Alceu Amoroso Lima.

Dra. Eliana Lúcia Ferreira, pré-candidata a vereadora

Dra. Eliana Lúcia Ferreira, 52 anos, nascida em SBC, formada e pós-graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, sempre atuando em sindicatos e movimentos sociais, em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Atua também nos movimentos populares em combate às opressões em defesa dos direitos das mulheres, negros e LGBT’s, dos idosos, indígenas, crianças e adolescentes. Para reforçar essa atuação participou recentemente do curso de Pós Graduação em Direitos Humanos e Direito Constitucional na Faculdade de Coimbra – Portugal.

Por que o PSTU disputará as eleições em SBC?

No mundo todo, a combinação entre pandemia e crise econômica escancarou o fato de que as mazelas sociais estão aumentando e que esse sistema capitalista não é capaz de melhorar a vida dos trabalhadores e do povo pobre. Ao contrário, a tendência é que um punhado de bilionários concentre a maior parte riqueza, distribuindo aos operários e povo pobre a miséria e falta de perspectivas gerais. Por isso, faremos oposição integral a todos e todas que defendam essa falsa democracia dos ricos e sistema capitalista que rege nossa sociedade e tenta naturalizar toda essa barbárie e genocídio cotidiano.

Qual o programa que defenderemos?

Contra tudo isso, defendemos um programa socialista e revolucionário na forma de organizar e gerir as demandas centrais da administração da cidade. Com adoção imediata de Conselhos Operários e Populares Deliberativos, com mandatos revogáveis, para reorganizar 100% do orçamento e gestão de São Bernardo do Campo.

Com fim imediato de todos os cargos comissionados, redução salarial de todos os cargos eletivos e da gestão pública, fim das privatizações dos serviços públicos, com efetivação dos trabalhadores terceirizados e abertura de concurso público emergencial.

Com quem e como queremos governar?

Nossas pré-candidaturas estarão a serviço de mudanças profundas e essenciais para organização dos trabalhadores, juventude, negros e negras e de todos oprimidos e explorados pelo capitalismo e grandes grupos econômicos. Exercendo a democracia operária e popular, para a partir dos bairros, fábricas, escolas, comércios discutir em qual São Bernardo do Campo queremos viver, trabalhar e construir as novas gerações!