Projeto CineB Solar na Janela volta a São Bernardo do Campo

Projeto CineB Solar na Janela volta a São Bernardo do Campo

4 de dezembro de 2020 0 Por bernonews

Primeiro cinema movido a energia solar do Brasil inova durante o isolamento social e cria forma de cinema ao ar livre inspirada em ‘Cinema Paradiso’

Com o sucesso da última edição no começo do mês de novembro, a Brazucah Produções traz de volta a São Bernardo do Campo o seu projeto do CineB Solar na Janela que utiliza energia renovável para exibição de filmes em paredes e telas de comunidades periféricas em São Paulo e na região metropolitana, com o intuito de levar o cinema a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

A próxima sessão de curta-metragens acontece no dia 05/12, em São Bernardo do Campo, no estacionamento do conjunto habitacional Frei Tito. O projeto é realizado pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco Região, com organização da Brazucah Produções.

Em vez das cadeiras, as janelas, no lugar dos alto-falantes, som transmitido pelas ondas de rádio FM, captadas pelo celular, na estação 95.5 FM. Assim os moradores poderão assistir às produções de dentro dos seus apartamentos, sem precisarem se deslocar até o estacionamento, mantendo assim as recomendações de distanciamento social. Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca para estourar em casa. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah e idealizadora do projeto, é uma fase desafiadora. “Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o Cinesolar. É o ‘novo normal’ dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil”, comenta. 

“O CineB Solar na Janela leva toda a infraestrutura de uma sessão convencional para os conjuntos habitacionais de moradia popular como Cohabs, CDHUs ou projetos do Minha Casa Minha Vida para que as pessoas possam ter seu momento de lazer”, explica Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

Para Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, é importante apoiar iniciativas como essa. “A missão do sindicato é ajudar o cidadão, atuar em várias áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para tornar a sociedade mais justa e igualitária. Por isso apoiamos iniciativas como o CineB Solar, da Brazucah Produções, pela qual levamos, de forma gratuita, o cinema nacional a bairros periféricos”, afirma.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 71 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.  

Serviço

CineB Solar na Janela – São Bernardo do Campo

Filme: Curtas metragens nacionais e internacionais  

Data: 05 de dezembro

Local: Estacionamento do Conjunto Habitacional Frei Tito – Rua Venceslau Pereira de Souza 300, Bairro Cooperativa –  São Bernardo do Campo

Horário: a partir das 19h

Convites: serão entregues pela administração do condomínio