São Bernardo inicia atendimento itinerante inédito do Procon por diferentes pontos da cidade

São Bernardo inicia atendimento itinerante inédito do Procon por diferentes pontos da cidade

14 de junho de 2021 0 Por bernonews

Ação é projeto piloto para descentralizar atendimentos da instituição; serviço teve início nesta segunda-feira (14/06) nas unidades do Atende Bem

Com objetivo de proporcionar mais praticidade, além de ampliar canais de atendimento ao público, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência, passa a contar com pontos itinerantes do Procon, a partir desta segunda-feira (14/06). O objetivo, além de descentralizar atendimentos, é aproximar a população dos serviços instituição, reforçando direitos e deveres nas relações de prestação de serviços ou de produtos, nos mais diferentes nichos do mercado. Trata-se de um projeto piloto, no qual São Bernardo é a primeira a receber essa dinâmica descentralizada do Procon no Estado de São Paulo.

“Mais que promover cidadania, iniciativas como essa refletem nosso cuidado constante em propiciar também mais praticidade à população, que assim poderá dispor dessa opção de atendimento para tirar dúvidas ou para prosseguir com solicitações e reclamações sobre uma compra ou algo similar. Além de otimizar a logística aos que preferem atendimento presencial, com essa iniciativa, podemos apoiar o fluxo da informação e até estimular que, numa próxima ocorrência, acionem o Procon também pelos canais na internet”, destaca o prefeito Orlando Morando.

PROGRAMAÇÃO – Os pontos itinerantes funcionam quinzenalmente, sendo às segundas-feiras (14 e 28/06; 12 e 26/07) no Atende Bem do bairro Rudge Ramos e às terças na unidade do Assunção (22/06; 06/07 e 20/7). Já às quartas (16 e 30/06; 14 e 28/07) no Alvarenga e, às quintas-feiras (24/06; 08 e 22/07), no Riacho Grande. Mas atenção: antes de se dirigir ao Atende Bem, é necessário efetuar o agendamento no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br), no link Guia de Serviços. Ao comparecer junto ao Serviço, é também necessário portar documento com foto, comprovante de residência atual, procuração (se necessário, em caso de representar terceiros) e os documentos referentes à queixa. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30.

Além disso, a unidade física no Poupatempo continua normalmente, com mesmo horário de atendimento ao público, sendo que abre também às sextas-feiras, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h (Rua Nicolau Filizola, 100). Importante ressaltar que, diante da pandemia e o consequente distanciamento social, todo tipo de solicitação ou queixa pode ser feita pelo e-mail proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br.

BALANÇO – Ao longo de 2020, o Procon recebeu 9.372 reclamações, o que representou uma redução de 63% em comparação com o ano de 2019, quando foram registradas 25.220 queixas na cidade. Entre os fatores que contribuíram para esse cenário está a pandemia que trouxe períodos com volume atípico de compras e serviços de modo geral, contudo há setores que se mantiveram aquecidos ou que, agora, dentro do Plano SP à flexibilização das atividades, tendem a retomar uma maior movimentação.

CONFIRA OS ENDEREÇOS DOS PONTOS ITINERANTES:

Bairro Rudge Ramos – Rua Jacquey, nº 61
Bairro Assunção – Av. João Firmino, nº 900
Bairro Alvarenga – Estrada dos Alvarenga, nº 5.815
Bairro Riacho Grande – Av. Araguaia, nº 265

Mais sobre esse serviço e outras novidades de São Bernardo podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura ou nas redes sociais oficiais: www.facebook.com/prefsbc; www.instagram.com/pref_sbc.

Texto: Janaína Pereira
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC