Circuito Cultural promove oficinas e palestras em escolas públicas de São Bernardo do Campo

Circuito Cultural promove oficinas e palestras em escolas públicas de São Bernardo do Campo

23 de maio de 2023 0 Por bernonews

Ações impactam alunos e professores da rede pública de São Paulo, São Bernardo do Campo (SP), Santa Cruz das Palmeiras (SP) e Ribeirão das Neves (MG)

No dia 26 de maio, cerca de 750 alunos e professores de escolas públicas de São Bernardo do Campo participam do projeto Circuito Cultural nas Escolas, ação que visa estimular o uso da arte e da cultura como ferramentas de transformação social. A ação, que começou em maio, ocorre até o final de junho e tem passagem pelas cidades de São Paulo, São Bernardo dos Campos, Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, e Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. A iniciativa, que atenderá ao todo 3 mil alunos, é da Ecotransforma Produções Artísticas e está sendo realizada através da Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto se divide entre palestras e oficinas. Nas palestras sobre arte, cultura e transformação social, o objetivo é despertar a sensibilidade artística e cultural dos alunos, incentivando-os a valorizar e participar ativamente da cena cultural de suas cidades. Já nas oficinas de fotografia, eles aprendem técnicas fotográficas e exploram a linguagem visual como forma de expressão. 

As melhores fotografias produzidas pelos estudantes durante as oficinas serão selecionadas para compor uma exposição que ficará em exposição por um mês em centros culturais das cidades participantes, proporcionando aos alunos a oportunidade de expor seus trabalhos e compartilhar suas visões de mundo com a comunidade.

As oficinas são presenciais e acontecem dentro das escolas públicas dos municípios contemplados, garantindo total acessibilidade aos participantes. O evento conta ainda com monitores e intérpretes de libras e materiais de leitura desenvolvidos em braille. 

Em São Bernardo, as oficinas ocorrem no dia 26 de maio, na Escola Estadual Antônio Caputo, no bairro de Riacho Grande.


Por: Bacuri Comunicação | Angelo Miguel