Crise na Hurb: viagens canceladas, insatisfação e direitos do consumidor

Crise na Hurb: viagens canceladas, insatisfação e direitos do consumidor

12 de junho de 2023 0 Por bernonews

agência de viagens online Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, está enfrentando uma crise sem precedentes. Nos últimos meses, diversos hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagem feitas pela plataforma devido a atrasos ou falta de pagamentos por parte da Hurb. Essa situação tem gerado insatisfação entre os clientes, que recorreram às redes sociais para expressar seus problemas.

Em resposta às denúncias e reclamações, a Secretaria Nacional do Consumidor Senacon anunciou, na segunda-feira (29/06), a suspensão temporária da venda de novos pacotes com datas flexíveis. A medida foi tomada como forma de proteção aos consumidores e para garantir a resolução dos problemas antes de permitir novas vendas.

A Senacon recebeu várias denúncias de consumidores que adquiriram pacotes turísticos da Hurb e enfrentaram problemas, incluindo cancelamentos repentinos sem opções de reembolso, acomodações inadequadas em hotéis e divergências entre o que foi ofertado e o que foi entregue. Essas situações geraram insatisfação e prejuízo financeiro para os clientes.

Em entrevista exclusiva, o Prof. Dr. Arthur Rollo, especialista em Direito do Consumidor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC, comentou sobre a crise na Hurb e a situação das empresas no setor de turismo durante a pandemia:

“A Hurb está passando por dificuldades significativas, mas outras empresas também estão enfrentando problemas devido à pandemia. Algumas empresas estão conseguindo tratar melhor seus consumidores do que a Hurb. Há muitas empresas do setor de turismo com dificuldades financeiras e correndo o risco de falência, o que coloca em risco o atendimento aos seus clientes. Neste momento, os consumidores devem tomar cuidado. Sabemos que todos estão ansiosos para viajar, o que é bom para a retomada da economia, especialmente nesse setor que foi duramente afetado durante a pandemia. No entanto, existe o risco de as empresas receberem dinheiro dos consumidores e não repassarem para as empresas locais que realizam passeios ou para as empresas aéreas. Isso deixa o consumidor pendurado, como aconteceu com a Hurb.”

Questionado sobre a segurança de realizar compras de pacotes de viagens em meio digital e sobre os direitos do consumidor em caso de arrependimento, o Prof. Dr. Arthur Rollo explicou:

“Normalmente, é seguro comprar pacotes de viagens pela internet de empresas idôneas que prestam um bom serviço. Em relação ao direito de arrependimento, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor assegura aos consumidores um prazo de 7 dias para se arrependerem de uma compra. No entanto, no caso de pacotes de viagens, é necessário que a data da viagem esteja programada com uma antecedência de pelo menos 30 dias para que esse prazo de 7 dias possa ser aplicado. Já no caso de empresas aéreas, o entendimento é de que o prazo de arrependimento é de apenas 24 horas.”

A situação envolvendo a Hurb ainda está em desenvolvimento, e espera-se que a empresa tome medidas para solucionar os problemas e restabelecer a confiança dos consumidores. Recomenda-se aos clientes afetados que entrem em contato com a empresa para buscar informações sobre reembolsos e alternativas para suas reservas afetadas.


Por: Marcos Fidelis
Crédito: Getty Images